| 15/05/2003 13h44min
O secretário de Estado norte-americano, Colin Powell, revelou nesta quinta, dia 15, que a Casa Branca considera a simples suspensão das sanções da Organização das Nações Unidas (ONU) no Iraque em vez do seu fim definitivo. Powell afirmou que Washington quer começar a gerar renda no país o mais rápido possível, já que a economia local está destruída por anos de ditadura e guerras.
– Estamos ansiosos por movimentar o petróleo a fim de gerar renda, e achamos que eliminar as sanções é a melhor maneira. Mas veremos o argumento pela suspensão e veremos se faz sentido. Nossa preferência é a eliminação – disse.
A suspensão das sanções é um dos principais temas da viagem que Powell faz pelo Oriente Médio e a Europa. As restrições ao Iraque foram impostas, por pressão dos EUA, em 1990, depois de o regime de Saddam Hussein invadir o Kuwait.
Em Moscou, o vice-chanceler Georgy Mamedov disse que a modificação no regime de sanções dependerá do que vai ocorrer com as dívidas e contratos assumidos pelo antigo regime. O tema foi discutido por Powell em sua passagem pela Rússia, nesta semana, e está gerando "acalorados debates (na sede da ONU) em Nova York'', segundo Mamedov.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS
Dúvidas Frequentes |
Anuncie |
Trabalhe no Grupo RBS
©
2010
clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.